Governança em TI é um
conjunto de atitudes, padrões e relacionamentos estruturados, assumido por
gestores, empresários, técnicos e usuários da Tecnologia da Informação de uma
corporação, com o intuito de garantir controle efetivo, ampliar a segurança, aumentar
o desempenho, enfraquecer os riscos, otimizar a aplicação de recursos,
restringir os custos, melhorar as decisões tomadas e alinhar a tecnologia da
informação aos seus negócios.
A governança em
tecnologia da informação tem como principal desafio transformar os processos em
mecanismos que funcionem de forma sincronizada, mostrando que a TI não é apenas
um campo de apoio ao negócio e sim objeto fundamental da tática das organizações,
proporcionando dessa forma, uma maior presteza operacional e um retorno mais
rápido e eficiente às demandas.
Para um melhor rendimento,
a Tecnologia da Informação vem sendo muito utilizada no transporte rodoviário
de cargas como uma ferramenta principal, principalmente a partir da
consolidação dos softwares e conceitos do Transportation Management System, que
é composto por três módulos principais, sendo eles: o planejamento, o
acompanhamento e o controle. Para que
seja atingido a sua perfeição é necessário ter uma interconexão com o software
corporativo da empresa e que seja disponibilizado as informações internas e
externas da mesma através do maior meio de comunicação existente, a internet.
Antes de tudo é
necessário o planejamento, que é qualificado pelo módulo de roteirizador, ele
utiliza mapas digitalizados, que permitem a assimilação de restrições e
alternativas de trajetos. O planejamento tem como objetivo a melhoria dos
recursos, como a diminuição do tempo utilizado para a viagem e melhor precisão
nos prazos de entrega. As empresas que utilizam desse método, tem como
resultado a redução dos custos e uma melhor qualidade nos serviços prestados
aos seus clientes.
Essas empresas também
utilizam o método de acompanhamento, que é mais conhecido como a unidade de
rastreamento. Esse rastreamento é feito através de sinais de rádio via
satélite, o famoso GPS, ou antenas fixas de telefonia celular para possibilitar
o posicionamento e comunicação do caminhão. Esse monitoramento atende aos
aspectos das operações logísticas, dando o controle do tráfego e dos ciclos
operacionais, do tempo de carga e descarga, controle da temperatura do baú,
indicação de desvios e soluções mais rápidas de problemas de manutenção. Além
de atender também para uma melhor segurança, trazendo diversos sensores para
possibilitar a localização do veículo em caso de roubo e até mesmo o bloqueio
do mesmo através de satélite.
E por fim, é o
utilizado o método de controle, que permite ao usuário visualizar e controlar
as operações e custos de forma conectada, é o chamado Módulo de Gerência de
Transportes. Ele é utilizado com duas finalidades diferentes, sendo elas a
gestão de frotas, voltado para o controle de manutenção, pneus, combustível e
etc e também para o controle dos empregados, como o controle dos materiais
utilizados estoque de peças. Sendo utilizado também para a gestão de fretes,
permitindo o cadastro das transportadoras, facilitando os cálculos dos fretes,
emitindo relatórios de desempenho das mesmas e disponibilizando informações
mais detalhadas.
Essas empresas estão
incorporando cada vez mais tecnologias a sua rotina, como meio para se
diferenciar dos concorrentes nos processos de distribuição das cargas e no
atendimento aos seus clientes. Dessa forma, a Governança em Tecnologia da
Informação vem trazendo melhorias no desempenho dos serviços de transporte de
cargas, que vem sofrendo grandes transformações na essência de suas operações,
proporcionando uma economia de custos e tempo, além de um aumento na qualidade
dos serviços prestados.
Ramon Bastos
Graduando em Engenharia de Produção
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