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Figura 1. Governança em TI e PDCA
Fonte: https://spitzergeek.wordpress.com/category/gerencia-de-projetos/
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A busca pela qualidade dos processos e sua contínua melhoria pode ser
integrada a modelos de gerenciamento da Governança em TI. Quando utilizadas
ferramentas de qualidade unidas a práticas de gestão da área de TI nas empresas
obtêm-se resultados mais significantes com informações mais definidas e, por
conseguinte reduzem-se erros, melhora-se a distribuição e controlam-se as
atividades, alcançando-se a qualidade dos processos.
A padronização dos processos em uma empresa, a sua análise e melhoria contínua podem ser aprimoradas através de ferramentas e da administração de informações, que contribui para melhoria das operações, otimização de recursos e cumprimento de tarefas com clareza e segurança.
Para alcançar um padrão
de qualidade o uso da TI deve estar alinhado com os processos de negócios. De acordo com
ISO/IEC 38500, a Governança de TI significa avaliar e direcionar o uso da TI
para dar suporte à organização e monitorar seu uso para realizar planos. Processos como o PDCA podem ajudar a gerenciar os problemas, monitorar o nível de serviço e os
custos, e auxiliar
no controle e nas operações; apoiados em ITIL (modelo para gerenciamento de processos
com conceitos aplicados nos níveis operacionais e táticos), que visa orientar para as melhores práticas para se atingir a
melhoria da qualidade nos processos e serviços. Assim, a prática do ciclo PDCA,
poderá permitir o levantamento de informações para obter indicadores de
desempenho, através de monitorações e medições dos processos
produtivos e organizacionais, agregando informações ao processo de Governança
com ITIL.
Diante ao exposto, conclui-se que as
organizações planejam como vão gerenciar seus processos. Através deste
gerenciamento a qualidade emerge sob o processo de confecção do produto/
serviço a ser entregue, podendo redefinir a estrutura organizacional, a matriz
de responsabilidades, os procedimentos a fim de se atingir um objetivo em comum.
Ferramentas como Ciclo de Deming (PDCA) atreladas ao ITIL podem favorecer a obtenção
de qualidade e produtividade assegurando a execução de cada fase e buscando aperfeiçoamentos e lições aprendidas no processo
organizacional.
Referências:
FERNANDES, Aguinaldo Aragon; ABREU, Vladimir
Ferraz de. Implantando a Governança de TI. 4.ed. Rio de Janeiro, 2014.
Brasport. Acesso em: 01 jun. 2015.
PEREIRA, Alex de Oliveira. Fundamentos em Gerenciamento de
Serviços em TI. Disponível
em:
<https://onedrive.live.com/view.aspx?Bsrc=Share&Bpub=SDX.SkyDrive&resid=2710F6FB4D848A7E!328&cid=2710f6fb4d848a7e&app=WordPdf&authkey;=!AoANPZbqT2s_OVU>.
Acesso em: 01 jun. 2015.
CJROCHA. A
MELHORIA DE SERVIÇO CONTINUADA DA ITIL V3 E O CICLO PDCA. Disponível em:
<http://sobdemanda.blogspot.com.br/2013/12/a-melhoria-de-servico-continuada-da.html>.
Acesso em: 01 jun. 2015.
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Cíntia dos Santos Silva
Graduanda em Engenharia de Produção
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