sexta-feira, 12 de junho de 2015

Governança de TI e Qualidade dos Processos



Figura 1. Governança em TI e PDCA 
Fonte: https://spitzergeek.wordpress.com/category/gerencia-de-projetos/


A busca pela qualidade dos processos e sua contínua melhoria pode ser integrada a modelos de gerenciamento da Governança em TI. Quando utilizadas ferramentas de qualidade unidas a práticas de gestão da área de TI nas empresas obtêm-se resultados mais significantes com informações mais definidas e, por conseguinte reduzem-se erros, melhora-se a distribuição e controlam-se as atividades, alcançando-se a qualidade dos processos.



A padronização dos processos em uma empresa, a sua análise e melhoria contínua podem ser aprimoradas através de ferramentas e  da administração de informações, que contribui para melhoria das operações, otimização de recursos e cumprimento de tarefas com clareza e segurança. 
Para alcançar um padrão de qualidade o uso da TI deve estar alinhado com os processos de negócios. De acordo com ISO/IEC 38500, a Governança de TI significa avaliar e direcionar o uso da TI para dar suporte à organização e monitorar seu uso para realizar planos.  Processos como o PDCA podem ajudar a gerenciar os problemas, monitorar o nível de serviço e os custos, e auxiliar no controle e nas operações; apoiados em  ITIL (modelo para gerenciamento de processos com conceitos aplicados nos níveis operacionais e táticos), que visa orientar para as melhores práticas para se atingir a melhoria da qualidade nos processos e serviços. Assim, a prática do ciclo PDCA, poderá permitir o levantamento de informações para obter indicadores de desempenho, através de monitorações e medições dos processos produtivos e organizacionais, agregando informações ao processo de Governança com ITIL.
Diante ao exposto, conclui-se que as organizações planejam como vão gerenciar seus processos. Através deste gerenciamento a qualidade emerge sob o processo de confecção do produto/ serviço a ser entregue, podendo redefinir a estrutura organizacional, a matriz de responsabilidades, os procedimentos a fim de se atingir um objetivo em comum. Ferramentas como Ciclo de Deming (PDCA) atreladas ao ITIL podem favorecer a obtenção de qualidade e produtividade assegurando a execução de cada fase e buscando  aperfeiçoamentos e lições aprendidas no processo organizacional.
Referências:
FERNANDES, Aguinaldo Aragon; ABREU, Vladimir Ferraz de. Implantando a Governança de TI. 4.ed. Rio de Janeiro, 2014. Brasport. Acesso em: 01 jun. 2015.
PEREIRA, Alex de Oliveira. Fundamentos em Gerenciamento de Serviços em TI. Disponível em: <https://onedrive.live.com/view.aspx?Bsrc=Share&Bpub=SDX.SkyDrive&resid=2710F6FB4D848A7E!328&cid=2710f6fb4d848a7e&app=WordPdf&authkey;=!AoANPZbqT2s_OVU>. Acesso em: 01 jun. 2015.
CJROCHA. A MELHORIA DE SERVIÇO CONTINUADA DA ITIL V3 E O CICLO PDCA. Disponível em: <http://sobdemanda.blogspot.com.br/2013/12/a-melhoria-de-servico-continuada-da.html>. Acesso em: 01 jun. 2015.




/


Cíntia dos Santos Silva
Graduanda em Engenharia de Produção

Nenhum comentário:

Postar um comentário