quinta-feira, 11 de junho de 2015

GOVERNANÇA DE TI: ITIL, ESTRATÉGIA DE GESTÃO.

 
 


Com o advento da modernização mundial ocorrida na segunda metade do século XX, surgiu no âmbito empresarial à necessidade de implementação dos sistemas organizacionais de Governança, de um modo que fosse possível monitorar e definir as responsabilidades do uso de TI e suas atribuições de gestão. Por esse motivo, surgiu a Governança de TI e seus modelos de gerenciamento de processos.

Dentre os diversos âmbitos que a Governança de TI possui, o modelo ITIL (Information Technology Infrastructure Library) é o que lida com estruturas de processos para a gestão de uma organização de TI apresentando um conjunto abrangente de processos e procedimentos gerenciais, organizados em disciplinas, com os quais uma organização pode fazer sua gestão tática e operacional em vista de alcançar o alinhamento estratégico com os negócios. Além de ser adequado para todas as áreas de atividade, suas características lhe confere a condição de modelo mais aceito universalmente entre as empresas.

Porém, a plena efetividade dos resultados esperados não depende unicamente dos provedores do serviço específico, mas de toda a corporação desde acionistas, colaboradores e clientes, que devem agir de maneira conjunta a fim de desenvolver as táticas adotadas que, por geratriz, viabilizará o sucesso. Entretanto, a aplicação geral do conjunto de boas práticas na infraestrutura, operação e manutenção de todos os serviços, não elimina a preponderância da responsabilidade do ITIL em desenvolver as melhores e mais adequadas formas de organização em todas as áreas de atividade.

Contudo, em virtude dos aspectos abordados, é possível notar, em suma, que a adoção do ITIL traz grandes benefícios as empresas, uma vez que não define os processos a serem implementados, mas sim demonstra as melhores práticas que podem ser utilizadas ou desenvolvidas para a correção de erros de administração em geral.
 
 
 

 
Por: Renata Isis Silva Nascimento.

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