Bruna Neves de Souza
Graduanda em Engenharia de Produção
PAPEL DA GESTÃO DE RISCO NA GOVERNANÇA DE TI
A qualquer momento do dia estamos suscetíveis a passar por
alguns tipos de riscos. De cometer erros durante uma escolha equivocada para um
determinado fim, a sofrer acidentes enquanto sai de casa ou cruzar uma simples
via, dos incidentes as fatalidades todas estão fadadas a algum risco. Tais
eventos têm possibilidades de ocorrerem também dentro de uma empresa, seja uma
situação de perigo ao indivíduo seja eventos prejudiciais
a organização. Observando o fato de que o risco e/ou oportunidade de determinada
ocorrência exista, necessitamos pensar em minimizar as chances destas
eventualidades desencadearem grandes malefícios pelos seus efeitos a uma
organização.
Com o mundo globalizado, sabemos que as organizações vivem uma
disputa acirrada entre elas e o diferencial para que uma sobressaia em relação
a concorrente é reduzir os riscos para maximizar os resultados. Uma prática que
vem sendo utilizada em empresas que visam um destaque de diferenciação no
mercado é a gestão de risco em TI. A gestão de risco permite que a organização
reconheça todos os riscos e/ou oportunidades derivados da TI para o negócio e
que decida e tenha planos para mitigá-los na medida em que julgue necessário. A
aplicação deste princípio conduz de forma mais eficiente e assegura os rumos
dos negócios da organização, fazendo com que diminua
a ocorrência de riscos, que pode ser classificado como riscos e/ou oportunidade. Dessa
maneira é feito um monitoramento por indicadores de governança que garante a
confiabilidade nos processos internos, assegurando maior eficácia nas tomadas
de decisão da empresa.
A
gestão de riscos é um processo importante e contínuo, e deve fazer parte da
estratégia das organizações, já que como sabemos, os riscos de TI, não são de
responsabilidade somente de TI, mas sim de toda a organização, principalmente
dos tomadores de decisão. Com
a gestão de riscos temos uma governança de TI mais forte, demonstrando ao
negócio a seriedade e o comprometimento com os objetivos estratégicos, tornando
o alinhamento TI e negócio mais sólido e eficiente, ou seja, fortalecendo cada
vez mais a organização.
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