sexta-feira, 12 de junho de 2015

Engeman, um relato de uso


Vanessa Lima da Silva
Graduanda em Engenharia de Produção







Engeman, um relato de uso


Uma empresa de perfuração de petróleo, localizada em Macaé-RJ, estava passando por problemas de estoque referentes à quantidade e que tipo de materiais tinham disponíveis nas prateleiras da plataforma, e devido a este problema, conseguia mudar toda a programação, toda a produção diária e ate mesmo semanal da empresa. Dentro desse problema encontrava a falta de material, descontrole do estoque, a saída de material não estava atrelada ao estoque mínimo, falta de analise do estoque de segurança, materiais desnecessários ocupando o espaço de outros a serem utilizados, materiais com prescrição errada, além de todo transtorno para a equipe de produção tendo que parar seu trabalho para mandar e-mails aos  fornecedores solicitando materiais com entrega imediata, já que não tinha um controle, um alerta, tudo erra feito precisando do acompanhamento diário dos funcionários.

Devido a essa situação, a equipe de gerenciamento da empresa, observou a necessidade de fazer a utilização de um sistema de tecnologia de informação para melhoria do seu processo empresarial, e optou por implantar o software Engeman, que é uma ferramenta de planejamento e controle de manutenção e serviços, para realizar todo o processo de planejamento e controle ao receber, armazenar e consumir os materiais em estoque. O treinamento, a implantação e adaptação da equipe de manutenção duraram um mês, onde toda a equipe teve um treinamento básico dos tópicos mais importantes, explicando o que era o programa, qual a funcionalidade, mostrando o passo a passo de como utilizar, Nos primeiros dias a adaptação foi difícil, devido à alta gama de informações que precisavam aprender, mais nada que o treinamento não pudesse ajudar. E uma dos pontos em que a equipe achou interessante nesta ferramenta, foi à múltipla forma de localizar/pesquisar o material necessário, como através do código de equipamento, fabricante, grupo, número de serie, nome da própria peça, a sua aplicação, orientação de que peça utilizar, entre outros.

A partir do momento em que começou a utilizar o programa, a equipe de manutenção e a gerencia da empresa, notaram o resultado, tanto na parte do planejamento e controle do estoque, como na redução dos custos, melhoria da qualidade e produtividade do processo, informações rápidas e precisas. Tendo 70% de melhoria imediata no setor de produção. Com a implantação dessa ferramenta, fornecedores integram-se a cadeia de informações de produção, antecipando o momento em que o estoque de material estava perto de entrar no nível mínimo e criticidade, além de gerenciar o equipamento. O sistema propiciou o controle de programar a troca periódica das peças, a compra das peças de reposição, gerando uma OS imediatamente de acordo com o tempo de trabalho do equipamento. Além disto, ofereceu elementos para analise preventiva, fazendo com que as manutenções passassem a ser controladas pelo programa, resultando menos tempo quanto ao atendimento do pessoal da logística de material.

O uso da tecnologia da informação é determinante para a obtenção de um desempenho eficiente e diferenciado, pois a partir da sua utilização é possível otimizar o tempo do serviço, melhorar a produtividade e reduzir custos. Após a implantação da tecnologia de informação, a empresa ganhou agilidade, precisão, segurança na troca de informações das operações internas, redução nos estoques de material em processo e controle e planejamento no estoque de material.

Nenhum comentário:

Postar um comentário