sexta-feira, 12 de junho de 2015

Governança em Tecnologia da Informação na Gestão do Ambientes Domésticos



images.jpg


Durante tempos a tecnologia vem modificando o dia a dia da humanidade, assim facilitando e deixando a vida mais prática e confortável. Essa Gestão de Tecnologia também chegou ao ambiente domestico, sendo conhecido com automação residencial ou domótica. Mas, o que seria Automação Residencial?


Segundo Hideki Hatorri da Empesa Nobel  Home, é a integração entre diversos equipamentos motorizados e/ou automatizados conversando entre si. Quando se começa instalando um portão eletrônico em uma residência, já se diz que começou a automação residencial, tudo feito ao perfil do cliente, proporcionando principalmente conforto, segurança e economia. Quem não se lembra da Família Jatsons? Era fora do normal toda aquela modernidade, e imaginar que isso seria possível um dia ( vale ressaltar que esse serie animada foi produzida nos anos de 1962 e aqui no Brasil em 1983), onde eles possuíam sensores de presença em quartos, salas, corredores, torneiras, reutilização da água, controle da iluminação a distancia, cidades elevadas, entre outros, já tinha uma visão futurística, totalmente contraditório fazendo uma comparação a Família Flintstone na era pré - história.
O que se tem mais de interessante e mais moderno na automação residencial não é a engenharia que é usada para conectar toda casa em um único dispositivo, mais sim, como são utilizadas pelos usuários, são não usados somente aparelhos de biometria, mas, com a automação residencial permite que usuário utilize tablets, smartphones, e assim controlar toda casa até a  distancia.
Inicialmente a automação no Brasil surgiu para as áreas industriais nos anos 70 e sem demora voltaram-se para residências, sendo algo hoje acessível ate as classes médias, pois os valores ara instalação depende da exigência do que seja prioridade par quem ira usa - lá.


Hoje, fica fácil perceber como a automação residencial está se desenvolvendo e ocupando cada vez mais espaço, o que nos permite afirmar que em pouco tempo nossas casas se transformarão em verdadeiras casas dos Jatsons. O que realmente importa na automação residencial é o estilo de vida e preferências de quem vai residir no local. Enfim, aquilo que era considerado ficção científica nos anos 80 já é realidade nos dias atuais. Com o mercado de automação não é diferente, novas tecnologias não param de surgir e acabam por se tornar necessidade aos usuários.




Bibliografia:

AUR05] AURESIDE. TEMAS TÉCNICOS. Disponível em: . www.aureside.org.br/

http://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos05/256_SEGET%20-%20Automacao%20Residencial.pdf


Jéssica Santos da Silva Barbosa
Graduando em Engenharia de Produção






















Nenhum comentário:

Postar um comentário