sexta-feira, 12 de junho de 2015

Matriz de responsabilidade e decisões na governança de TI.



Segundo Peter Weill, "governança de TI é uma especificação dos direitos decisórios e do framework de responsabilidades para estimular comportamentos desejáveis na utilização da TI". Em um determinado processo, projeto, serviço ou departamento, para se ter uma boa governança e evitar futuros conflitos entre os funcionários, é necessário que tenha uma atribuição de responsabilidades bem clara. Para isso devemos responder questões chaves, como:
- Quais decisões devem ser tomadas para garantir a gestão e uso eficaz dos serviços?
- Quem deve tomar as decisões?
- Como essas decisões serão tomadas e monitoradas.
Sendo assim podemos usar a matriz  RACI. A sigla RACI significa: 
->R, Responsável pela execução da atividade.
->A ,Autoridade, quem deverá responder pela a atividade (Uma pessoa ocupará o cargo.)
->C, Consultado, quem deverá ser consultado ou participar da decisão da atividade no momento que for executada.
->I, Informado, quem deverá receber a informação quando a atividade for executada.
Tendo essa informações, é preciso saber agora como usar a matriz de responsabilidade. É então que o setor de TI ajuda a manter essas informações em uma tabela, onde as linhas correspondem as atividades e as colunas os papeis envolvidos. Os riscos de situações conflitantes podem ser minimizados se as atividades e responsabilidades estiverem documentadas, baseadas no conceito da matriz. Cada responsabilidade deverá ser documentada dentro de uma ou mais atividade(s), em determinado processo. O "R" da atividade irá formalizar quem deverá executá-la. A matriz ajuda também a rastrear informações com mais rapidez e facilidade. Se a tabela sempre a for atualizada, contando com toda sua documentação dos processos e tendo um bom gerenciamento de configuração, não haverá problemas para obter informações de forma rápida, assim que necessário.
Observe abaixo um exemplo de matriz RACI:

 

Sabe -se que, a falta de organização, definições de responsáveis, indicadores e metas, provoca um efeito dominó, onde cada funcionário passa a sua responsabilidade por certo erro, para outro colega e assim sucessivamente, na maioria dos casos ninguém assume a responsabilidade, já que a mesma não tinha sido estabelecida para cada funcionário, antes de se dá início ao projeto ou processo. Conflitos desnecessários, ocupa tempo, afeta o comprometimento da equipe, baixa a qualidade do serviço, mostrando assim que a governança está sendo falha. Diante dos fatos comentados, se dá a importância de ter todas as informações devidamente formalizadas, de forma rápida e prática usando uma boa tecnologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário