Segundo Peter Weill, "governança de TI é uma especificação dos direitos decisórios e do framework de responsabilidades para estimular comportamentos desejáveis na utilização da TI". Em um determinado processo, projeto, serviço ou departamento, para se ter uma boa governança e evitar futuros conflitos entre os funcionários, é necessário que tenha uma atribuição de responsabilidades bem clara. Para isso devemos responder questões chaves, como:
- Quais decisões devem ser tomadas para garantir a gestão e uso eficaz dos serviços?
- Quem deve tomar as decisões?
- Como essas decisões serão tomadas e monitoradas.
Sendo assim podemos usar a matriz RACI. A sigla RACI significa:
->R, Responsável pela execução da atividade.
->A ,Autoridade, quem deverá responder pela a
atividade (Uma pessoa ocupará o cargo.)
->C, Consultado, quem deverá ser consultado ou
participar da decisão da atividade no momento que for executada.
->I, Informado, quem deverá receber a informação
quando a atividade for executada.
Tendo essa informações, é preciso saber agora
como usar a matriz de responsabilidade. É então que o setor de TI ajuda a
manter essas informações em uma tabela, onde as linhas correspondem as
atividades e as colunas os papeis envolvidos. Os riscos de situações
conflitantes podem ser minimizados se as atividades e responsabilidades
estiverem documentadas, baseadas no conceito da matriz. Cada responsabilidade
deverá ser documentada dentro de uma ou mais atividade(s), em determinado
processo. O "R" da atividade irá formalizar quem deverá executá-la. A
matriz ajuda também a rastrear informações com mais rapidez e facilidade. Se a
tabela sempre a for atualizada, contando com toda sua documentação dos
processos e tendo um bom gerenciamento de configuração, não haverá problemas
para obter informações de forma rápida, assim que necessário.
Observe abaixo um exemplo de matriz RACI:

Observe abaixo um exemplo de matriz RACI:

Sabe -se que, a falta de organização, definições de responsáveis, indicadores e metas, provoca um efeito dominó, onde cada
funcionário passa a sua responsabilidade por certo erro, para outro colega e
assim sucessivamente, na maioria dos casos ninguém assume a responsabilidade,
já que a mesma não tinha sido estabelecida para cada funcionário, antes de se
dá início ao projeto ou processo. Conflitos desnecessários, ocupa tempo, afeta
o comprometimento da equipe, baixa a qualidade do serviço, mostrando assim que
a governança está sendo falha. Diante dos fatos comentados, se dá a importância
de ter todas as informações devidamente formalizadas, de forma rápida e prática
usando uma boa tecnologia.
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