Atualmente, a maioria das empresas
fez grandes investimentos em TI e a principal área desses investimentos tem
sido a de sistemas de ERP, que estão integrados e afetando todas as atividades
do negócio. Muitas empresas de diversos segmentos têm optado por ERPs daptados
de acordo com as especificidades de seu ambiente corporativo. Alinhar e
integrar a TI com o negócio, junto com as melhores práticas e metodologias,
transformou a Governança de TI em uma das melhores ferramentas para mostrar o
real valor da TI. Foi através das
ferramentas de frameworks importantes do mercado como o COBIT (Control Objectives
for Information), o PMBOK (Project Management Body of Knowledge) e o ITIL (Information
Technology Infrastructure Library) que o TI conseguiu eficiência trazendo bons resultados
a curto e médio prazo.
A Governança de TI é de responsabilidade da alta administração incluindo diretores e executivos, na liderança, nas estruturas organizacionais e nos processos que garantem que a TI a empresa sustente e estenda as estratégias e objetivos da organização. A Governança de TI (Tecnologia da Informação) é uma derivação da Governança Corporativa, termo que tem hoje grandes aplicações no mundo empresarial. O conceito de governança corporativa surgiu nos Estados Unidos e na Inglaterra no final dos anos 90 e está relacionado à forma como as empresas são dirigidas e controladas. É um conjunto de práticas, padrões assumidos por executivos, gestores, técnicos e usuários de TI de uma organização. Governança corporativa, segundo o IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa) é o sistema pelo qual as organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre proprietários, conselho de administração, diretoria e órgãos de controle.
As boas práticas de governança corporativa convertem princípios e conceitos em recomendações objetivas, alinhando interesses com a finalidade de preservar e realçar o valor da organização, facilitando seu acesso ao capital e contribuindo para a sua longevidade. O principal objetivo da Governança de TI é alinhar TI aos requisitos do negócio. Este alinhamento tem como base a continuidade do negócio, o atendimento às estratégias do negócio e o atendimento a marcos de regulação externo.
A Governança de TI é de responsabilidade da alta administração incluindo diretores e executivos, na liderança, nas estruturas organizacionais e nos processos que garantem que a TI a empresa sustente e estenda as estratégias e objetivos da organização. A Governança de TI (Tecnologia da Informação) é uma derivação da Governança Corporativa, termo que tem hoje grandes aplicações no mundo empresarial. O conceito de governança corporativa surgiu nos Estados Unidos e na Inglaterra no final dos anos 90 e está relacionado à forma como as empresas são dirigidas e controladas. É um conjunto de práticas, padrões assumidos por executivos, gestores, técnicos e usuários de TI de uma organização. Governança corporativa, segundo o IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa) é o sistema pelo qual as organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre proprietários, conselho de administração, diretoria e órgãos de controle.
As boas práticas de governança corporativa convertem princípios e conceitos em recomendações objetivas, alinhando interesses com a finalidade de preservar e realçar o valor da organização, facilitando seu acesso ao capital e contribuindo para a sua longevidade. O principal objetivo da Governança de TI é alinhar TI aos requisitos do negócio. Este alinhamento tem como base a continuidade do negócio, o atendimento às estratégias do negócio e o atendimento a marcos de regulação externo.
Bruno Ribeiro Moura
Graduando em
Engenharia de Produção
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