sexta-feira, 12 de junho de 2015

NÍVEL DE MATURIDADE NAS ORGANIZAÇÕES EM GOVERNANÇA DE TI




A Governança de TI é um conceito novo dentro da área. Um número significativo de empresas vem adotando alguns dos modelos de gestão no mercado procurando obter sucesso na administração e no alinhamento com área de TI, pois as empresas realizam um grande investimento em TI esperando obter vantagens e, consequentemente, lucros advindos deste investimento.  Segundo a ISACA (2000), a Governança de TI é uma estrutura de relacionamentos e processos para dirigir e controlar a empresa a fim de alcançar os seus objetivos pela adição de valor ao mesmo tempo em que equilibra riscos versus retorno sobre TI e seus processos. A Governança é essencial para garantir melhorias eficazes e eficientes nos processos da empresa. Ela fornece uma estrutura que liga os processos de TI, os recursos e as informações às estratégias e objetivos da empresa. Além disto compor uma governança significa assegurar que as informações da empresa e a tecnologia aplicada suportam os objetivos do negócio, permitindo, dessa forma, que a empresa tire total proveito dessas informações, maximizando benefícios, capitalizando em oportunidades e adquirindo vantagem competitiva. O nível de maturidade da empresa diz muito da sua capacidade competitiva, já que as organizações que vinculam a tecnologia às suas estratégias de negócios possuem uma visão mais apurada dos processos e se tornam mais aptas a explorar novas oportunidades negócios. Dessa forma ter um nível de TI capaz de atender as necessidades e ajudar no processo de desenvolvimento demonstram um desempenho melhor do que a média do mercado em que se inserem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário