A Governança de TI é um
conceito novo dentro da área. Um número significativo de empresas vem adotando
alguns dos modelos de gestão no mercado procurando obter sucesso na
administração e no alinhamento com área de TI, pois as empresas realizam um
grande investimento em TI esperando obter vantagens e, consequentemente,
lucros advindos deste investimento. Segundo
a ISACA (2000), a Governança de TI é uma estrutura de relacionamentos e
processos para dirigir e controlar a empresa a fim de alcançar os seus
objetivos pela adição de valor ao mesmo tempo em que equilibra riscos versus
retorno sobre TI e seus processos. A Governança é essencial
para garantir melhorias eficazes e eficientes nos processos da empresa.
Ela fornece uma estrutura que liga os processos de TI, os recursos e as
informações às estratégias e objetivos da empresa. Além disto compor uma
governança significa assegurar que as informações da empresa e a tecnologia
aplicada suportam os objetivos do negócio, permitindo, dessa forma, que a
empresa tire total proveito dessas informações, maximizando benefícios,
capitalizando em oportunidades e adquirindo vantagem competitiva. O nível de
maturidade da empresa diz muito da sua capacidade competitiva, já que as
organizações que vinculam a tecnologia às suas estratégias de negócios possuem
uma visão mais apurada dos processos e se tornam mais aptas a explorar novas
oportunidades negócios. Dessa forma ter um nível de TI capaz de atender as
necessidades e ajudar no processo de desenvolvimento demonstram um desempenho
melhor do que a média do mercado em que se inserem.
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