sexta-feira, 12 de junho de 2015


Aplicação da Governança de TI nas organizações
 

Na atualidade é difícil imaginar o mundo sem tecnologia, ela está presente em várias funções na vida dos seres humano. No mundo corporativo não poderia ser diferente, as empresas precisam de ferramentas que auxiliem suas operações, pois precisam suportar o volume de informações que vêm crescendo diariamente. O termo governança vem sendo utilizado amplamente na atualidade, dando total suporte a TI, sendo responsável pela criação, administração e conservação da gestão da informação. O uso de dispositivos e equipamentos para acessar, operar e armazenar dados, gera informações para tomada de decisão, tornando a empresa ágil e modernizando a gestão corporativa.

A TI utilizada de forma correta é importante para a geração de receitas e para o aumento da participação e da lucratividade das empresas no mercado. Mesmo com todos estes benefícios, ela nem sempre é utilizada de forma correta, muitas organizações tratam a tecnologia da informação apenas como um custo a mais e não como um aliada muito importante para o alcance de seus objetivos. O fator tecnológico é importante para manter as empresas em constante crescimento e funcionamento. O mercado mais competitivo exige que elas se tornem cada vez mais rápidas e firmes em resposta a mudanças frequentes. Além disso, é preciso estar inovando e criando produtos com padrões de qualidade para se manterem competitivas no mercado.

A Governança em TI pode auxiliar neste cenário, pois trata-se de um conjunto de práticas e padrões assumidos por executivos, gestores, técnicos e usuários de TI de uma organização, com o objetivo de garantir controles efetivos, ampliar os processos de segurança, minimizar os riscos, ampliar o desempenho, otimizar a aplicação de recursos, reduzir custos, dar suporte as melhores decisões, alinhando a estratégia e as políticas de uso da TI dentro da organização. Segundo (ARAGON, 2012) "A governança de TI é de responsabilidade da alta administração (incluindo diretores e executivos), na liderança, nas estruturas organizacionais e nos processos que garantem que a TI da empresa sustente e estenda as estratégias e objetivos da organização ". Resumindo, o papel da Governança de TI é avaliar riscos e otimizar a aplicação dos recursos, segurança, diminuir custos e garantir controles efetivos, alinhando assim a TI ao negócio.

Para que a Governança em TI seja aplicada nas organizações, existem alguns elementos que devem ser levados em consideração, uma série de problemas de infraestrutura, gestão, investimentos e também aspectos culturais que dificultam o desenvolvimento da TI nas empresas. O cenário mundial aponta redução do tamanho e aumento da influência do departamento de TI nas empresas, pois os processos passaram a ganhar muita importância com seu impacto nos resultados. Entretanto, vai depender de um eficiente departamento de TI, para organizar, estruturar e gerenciar, conduzindo devidamente essa transformação vivenciada pela sociedade globalizada.
 


 
 
Rafael Pinheiro Papaterra
Graduando em Engenharia de Produção




 

 

 

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