Aplicação
da Governança de TI nas organizações
Na atualidade é difícil imaginar
o mundo sem tecnologia, ela está presente em várias funções na vida dos seres
humano. No mundo corporativo não poderia ser diferente, as empresas precisam de
ferramentas que auxiliem suas operações, pois precisam suportar o volume de
informações que vêm crescendo diariamente. O termo governança vem sendo
utilizado amplamente na atualidade, dando total suporte a TI, sendo responsável
pela criação, administração e conservação da gestão da informação. O uso de dispositivos
e equipamentos para acessar, operar e armazenar dados, gera informações para
tomada de decisão, tornando a empresa ágil e modernizando a gestão corporativa.
A TI utilizada de forma
correta é importante para a geração de receitas e para o aumento da
participação e da lucratividade das empresas no mercado. Mesmo com todos estes
benefícios, ela nem sempre é utilizada de forma correta, muitas organizações
tratam a tecnologia da informação apenas como um custo a mais e não como um aliada
muito importante para o alcance de seus objetivos. O fator tecnológico é
importante para manter as empresas em constante crescimento e funcionamento. O mercado
mais competitivo exige que elas se tornem cada vez mais rápidas e firmes em
resposta a mudanças frequentes. Além disso, é preciso estar inovando e criando
produtos com padrões de qualidade para se manterem competitivas no mercado.
A Governança em TI pode
auxiliar neste cenário, pois trata-se de um conjunto de práticas e padrões
assumidos por executivos, gestores, técnicos e usuários de TI de uma
organização, com o objetivo de garantir controles efetivos, ampliar os
processos de segurança, minimizar os riscos, ampliar o desempenho, otimizar a
aplicação de recursos, reduzir custos, dar suporte as melhores decisões,
alinhando a estratégia e as políticas de uso da TI dentro da organização. Segundo
(ARAGON, 2012) "A governança de TI é de responsabilidade da alta
administração (incluindo diretores e executivos), na liderança, nas estruturas
organizacionais e nos processos que garantem que a TI da empresa sustente e
estenda as estratégias e objetivos da organização ". Resumindo, o papel da
Governança de TI é avaliar riscos e otimizar a aplicação dos recursos,
segurança, diminuir custos e garantir controles efetivos, alinhando assim a TI
ao negócio.
Para que a Governança em TI
seja aplicada nas organizações, existem alguns elementos que
devem ser levados em consideração, uma série de problemas de infraestrutura,
gestão, investimentos e também aspectos culturais que dificultam o
desenvolvimento da TI nas empresas. O cenário mundial aponta redução do tamanho
e aumento da influência do departamento de TI nas empresas, pois os processos
passaram a ganhar muita importância com seu impacto nos resultados. Entretanto,
vai depender de um eficiente departamento de TI, para organizar, estruturar e
gerenciar, conduzindo devidamente essa transformação vivenciada pela sociedade
globalizada.

Nenhum comentário:
Postar um comentário