sexta-feira, 12 de junho de 2015

Planejamento da governança em TI

Para uma organização obter sucesso é necessário que as metas e objetivos da empresa estejam alinhados com os objetivos de negócio e metas da organização diretamente alinhada com o planejamento estratégico. A governança em ti é indispensável aos gestores na tomada de decisões, nas ações e no esclarecimento dos respectivos processos existentes.

Governança em ti descreve as praticas padrões e estrutura os relacionamentos entre os setores da empresa, fazendo com que os setores se integrem, facilitando a comunicação e acesso as informações de forma eficiente. Podemos dizer que governança em ti é a gestão da gestão, auxilia ao CIO na avaliação do rumo da empresa para o alcance dos objetivos. A utilização é cabíveis aos executivos, gestores, técnicos e usuários de ti de uma organização.

O planejamento da governança em TI é para garantir controles efetivos, ampliar os processos de segurança, minimizar os riscos, ampliar o desempenho, aperfeiçoar a aplicação de recursos, reduzir os custos, suportar as melhores decisões e alinhar o TI aos negócios, obtendo menores custos e maiores lucros com a automatização dos processos.
Para se realizar o planejamento da governança em TI é necessário definir a missão e a visão da empresa seguindo do analise do ambiente interno e externo, utiliza-se também a matriz swot (oportunidades, ameaças, pontos fortes e pontos fracos), definição dos valores da organização integralmente com a cultura da organização, objetivos do negocio e de TI com a utilização do sistema COBIT que garante a integridade das informações e sistema de informação. Após essas definições utilizam-se indicadores para medir se os objetivos estão de acordo com o planejado e a eficiência dos processos automatizados, verificando os gaps, para garantir que tudo esteja caminhando como planejado.

Como consequência, você irá obter o Balance ScoreCard (BSC) de TI para desenvolver um planejamento tático em tecnologia da informação, é preciso formular os planos de ação para que ambas as estratégias de TI e de negócios sejam alcançadas.

Utilizando esses passos para realização do planejamento da governança em ti é necessário que todo o processo em âmbito tático e operacional seja acompanhado e controlado para dar continuidade ao processo, verificando sempre experiências anteriores para analise do processo existente, fazendo o comparativo e divulgando aos demais colaboradores da organização.
Jessica Franco de Oliveira
Graduando em Engenharia de Produção
Faculdade de ciências e tecnologia- Área 1
2015.1

Nenhum comentário:

Postar um comentário