quinta-feira, 11 de junho de 2015

Gestão de TI voltado para área de Engenharia da Produção

Jocilane Carvalho; Graduando em Engenharia de Produção



Gestão de TI voltado para área de Engenharia da Produção

A Gestão de TI é cada vez mais necessária de micro a grandes empresas. Não importa o tamanho da companhia, seja indústria ou empresa corporativas, o profissional especializado de TI é de extrema necessidade por diversos motivos. O primordial é que as tecnologias vêm avançando e se não tivermos gestores de TI que acompanhem tal avanço é bem provável que a empresa fique para trás no mercado tão competitivo. E como isso pode influenciar na Engenharia de produção.
Uma empresa que deseja crescer precisa está disposta a investir em um bom gestor de TI para que ele possa gerenciar com bastante competência, devido a parte de ITIL não está limitada apenas em consertar máquina, mas em toda segurança da informação, rede e comunicação, suporte ao usuário, suporte a sistemas, suporte aos servidores e entre outras tarefas, por isso é uma atividade que tem de ser bem gerida.
A área de TI está presente em todas as áreas inclusive na engenharia de produção, não apenas nas máquinas de uma indústria, mas também nos sistemas, os quais foram instalados com fins de obter informações essências para a produção. Um engenheiro de produção que tem um conhecimento em ITIL é de grande utilidade para compreender e julgar se o software é capaz de desempenhar atividades que a fábrica está precisando. Tal feeling é muito importante devido a proporcionar discussões com mais clareza na hora da solicitação de um novo software ou de um upgrade no mesmo para um gestor de TI.
A ideia de governança em TI vai além do próprio setor de TI, devido a ter aspectos que ajudam a identificar objetivos da área de negócio, direcionar os objetivos de TI, definir ações necessárias e mensurar a performance atingida comparando com objetivos e metas desejadas. Tais aspectos permite a qualquer pessoa a agir em cima da problemática e trazer a solução necessária.
A Engenharia de Produção é o ramo que lida com a concepção, o projeto e o gerenciamento de sistemas produtivos de bens e de serviços. Por isso que a gestão de TI pode ser facilmente aplicada a qualquer área, pois ser um engenheiro de produção não é apenas saber de quanto a empresa está lucrando, ou gerenciar uma indústria, mas como criar meios e formas de alcançar o seu objetivo de produzir mais utilizando cada vez menos recursos, seja de tempo, mão de obra humana, energia, dentre outros é simplesmente ter a sabedoria e o conhecimento de gerir.

4 comentários:

  1. Bom dia!

    Sou formado em tecnologo: Analise e Desenvolvimento de Sistemas, e atualmente estou pós graduando em Engenharia de Software. Tenho muita vontade em cursar Engenharia de Produção, o mercado de T.i atualmente não é valorizado, pois não tem um conselho forte, só possuí sindicato. Acredito que o curso de Engenharia de Produção é bem completo, vc acha que vale a pena? (pode me corrigir se eu estiver errado) Engenharia tem um conselho muito forte, também é uma area bem valorizada no mercado. Meu email é jovannesouza@gmail.com watts 9 4986 9554. Grato desde já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Engenharia de produção desempenha certas funções que administradores de empresa exercem em uma organização alem dos aspectos relacionado a gestão dos sistemas produtivos.
      Abrangem tambem um pouco de outras engenharia.

      Excluir